segunda-feira, novembro 06, 2006

Saddam na Forca

Foi ontem que o Supremo Tribunal Iraquiano ditou a sentença a Saddam Hussein: a pena de morte por enforcamento por crimes contra a humanidade. Mais precisamente pela morte de 148 xiitas em 1982.
A pena de morte já estava à espera, mas choca-me ver que, em pleno século XXI, se condenam pessoas à morte por enforcamento (mesmo que estas o peçam). Parece que estamos na Idade Média, onde, nessa altura, se queimavam e enforcavam pessoas em plena praça pública. Não gosto. Já a pena de morte, per si, tem muito que se lhe diga.
Independentemente disso, Saddam foi condenado e será punido por tudo o que fez ao povo iraquiano. Isso é a única coisa boa que adveio da invasão do Iraque pelos EUA. De resto, continuamos à espera de melhores dias, já que o país continua mergulhado no terror. Até pela reacção dos iraquianos à sentença de Saddam se pode constatar isso. Enquanto uns festejavam a mandar tiros para o ar, outros mostravam a sua raiva perante a decisão, instigando ainda mais a violência.
Muitas vozes fora do Iraque também se manifestaram contra a decisão. Os EUA congratularam-se pela boa notícia para o povo iraquiano, enquanto os russos se mostraram menos optimistas quanto ao futuro do país. Muitos dizem ainda que a sentença não se irá cumprir. Vamos ver...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em minha opinião esta pena de morte cheira mais a vingança e manipulação americana do que a um julgamento justo! Certo que Saddam foi um ditador atroz a sanguinário..mas a morte pela forca parece mais uma vingança dos seus inimigos do que punição pelos seus actos nojentos! Por mim seria mais justo a comutação de pena em prisao perpétua!

segunda-feira, novembro 06, 2006 7:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home