quinta-feira, novembro 02, 2006

Transplante Facial

Algo que me surpreendeu e ao mesmo tempo me chocou por ver como o avanço da medicina está nos nossos dias.
O médico britânico Peter Butler, do Free Hospital, em Londres, recebeu autorização para efectuar o primeiro transplante facial completo. O dador será um cadáver, do qual se retirará a pele facial e se colocará, através da união de vasos sanguíneos e nervos, no receptor, ficando este com uma cara nova.
Como é possível que isto aconteça? Como será que a família do cadáver encara esta situação de ver a cara do falecido numa outra pessoa viva?? Não deixa de ser bizarro, mesmo havendo aqueles médicos que dizem que é a estrutura óssea que faz a cara da pessoa, ou seja, a cara do receptor não se altera. Mas é estranho.
No entanto, não deixa de ser algo completamente espantoso..., sob ponto de vista médico, claro. Mudar a cara de uma pessoa, fazer esta operação, e tranformar aqueles que se escondiam por várias razões, por queimaduras, deformações congénitas, cancros, entre outras, é algo verdadeiramente espantoso. Eu acho! Acho que a medicina é, de facto, capaz de grandes milagres.
Embora não seja assim tão simples, pois é necessário a estas pessoas que se submetem a esta operação que tomem medicamentos para o resto da vida de forma a que o organismo não rejeite os tecidos, não deixa de ser algo, de facto, extraordinário.
Enfim, penso que levanta algumas polémicas, mas é histórico. E já estão em espera 30 pessoas para receber uma cara novinha em folha.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acho q a questão dos familiares verem a cara do cadáver noutra pessoa não se coloca. afinal é só a pele, que representa relativamente pouco da percepção que se tem de um rosto. Formas (estrutura óssea, músculos), dentes, olhares, expressões são demasiado marcantes para que a pele por si só possa transfigurar ou relembrar um rosto.

domingo, novembro 05, 2006 4:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim, mas não deixa de ser algo que pode ferir susceptibilidades. de facto é só pele, mas mesmo assim é um pouco bizarro. embora eu considere espantoso e não me assuste nada que se façam este tipo de coisas se forem pa melhorar a qualidade de vida de quem as faz.

segunda-feira, novembro 06, 2006 11:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home