sexta-feira, maio 26, 2006

O Código Da Vinci

O filme "O Código Da Vinci", baseado no best-seller homónimo do escritor Dan Brown, foi visto em Portugal por 215.840 espectadores em quatro dias, batendo todos os recordes de bilheteira até hoje no nosso país.
Uma fonte da Columbia TriStar Warner Portugal disse à Lusa que o filme, que teve estreia mundial há uma semana, bateu recordes de bilheteira nos quatro primeiros dias de exibição e "também, pela primeira vez no país, ultrapassou um milhão de euros de receitas" no mesmo período.
A estreia do filme, tal como aconteceu com o livro, foi envolta em polémica devido às críticas da Igreja Católica e de alguns grupos religiosos que defenderam o boicote às salas de cinema que exibissem "O Código Da Vinci".
As polémicas surgiram porque o livro aborda a tese, considerada herética pelos fiéis católicos, de que, Jesus Cristo e Maria Madalena teriam casado e gerado filhos e que a sua descendência se prolongou até à actualidade. Aliás, houve mesmo países que proibiram a exibição do filme, tais como o Sri Lanka.
Felizmente, o cidadão comum português, que ainda pensa por si próprio, decidiu não acatar o pedido e foram muitas as pessoas que já assitiram ao filme e que inclusívé leram o livro.
A crítica que lemos nos jornais não é das melhores. Os "iluminados" do cinema classificam mesmo o filme como "medíocre e aborrecido". No entanto, pelas pessoas com quem tenho falado, o filme está interessante, com mistério e suspense até ao fim. No fundo, os mesmo ingredientes presentes no livro e que prendem o leitor mesmo até ao término da história.
Por mim, independentemente das críticas que possa ser alvo, não vou perder oportunidade de o ver.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tb tenho de ver esse filme! gostei do livro e plo menos kero ver o filme pra identificar as personagens e locais e conferir se correspondem ou nao ás imagens k criei a partir da leitura do livro!Quanto a mim as criticas sao completemante desproporcionadas!Existe liberdade de expressao right? so vai ver kem ker!

sexta-feira, maio 26, 2006 6:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu faço parte das estatísticas de audiência da estreia...gostei...o que imaginava enqt lia o livro corresponde exactamente ao exibido no filme...os factos em nada foram alterados ou adaptados...ñ m surpreendi, mas é um filme agradável de se ver...o Tom Hanks estava um pouco apagado, mas a nossa "Amelie" esteve mt bem...Vão que irão passar um bom momento!

domingo, maio 28, 2006 5:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu fui ver e passei um bom momento:) O filme é bom mas nada de especial.

segunda-feira, maio 29, 2006 9:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Apenas um aparte, este filme na realidade baseia-se em factos errados, na verdade está centrado numa pintura de leonardo da Vinci e do seu quadro da ultima ceia, e interpretado como se da Vinci tivesse realmente estado na ultima ceia e portanto fosse uma testemunha credivel do que lá se passou...simplesmente ele não esteve presente na ultima ceia... eu enquadro este filme como um Harry Potter, um filme de aventuras mas naturalmente carente de credibilidade.

segunda-feira, maio 29, 2006 1:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home