quarta-feira, junho 06, 2007

Mudança de Emprego

Hoje lia um artigo muito interessante no Diário de Notícias, onde se podia ler uma entrevista ao mentor da flexisegurança no mercado trabalho. Antes de mais, o que é a flexisegurança? De acordo com o seu autor, significa a existência de flexibilidade no mercado de trabalho, por um lado e, por outro, a existência de segurança no mesmo mercado devido a essa flexibilidade.

Ora bem, neste sentido, Poul Rasmussen, dinamarquês de nacionalidade, dizia assim, na entrevista e numa conferência dada ontem e organizada pela empresa Multipessoal, que os jovens de hoje terão que se mentalizar e preparar para mudarem de emprego muitas vezes ao longo da sua carreira. Dando como exemplo o caso dinamarquês, em que, em média, cada dinamarquês já teve mais de 20 empregos diferentes e, muitos deles, já foram despedidos cerca de 8 a 10 vezes. No entanto, como o mercado de trabalho funciona bem, de acordo com a flexisegurança, esses mesmos dinamarqueses demoram, em média, cerca de 10 a 14 dias a encontrar um novo emprego.

Pessoalmente, se as coisas funcionassem bem, não me importaria de mudar de emprego muitas vezes. Acho que a mudança nos traz mais aprendizagem e nos enriquece muito mais do que se passarmos uma vida inteira a fazer a mesma coisa, num mesmo emprego ou numa mesma posição. Mas tenho a sensação que no mercado de trabalho nacional as coisas não se passam como no mercado de trabalho dinamarquês. Nós por cá temos muito mais dificuldade em arranjar emprego. Pelos menos assim se diz. Ou será um mito? Será uma mentira para que as pessoas fiquem presas e não procurem algo melhor?

Sinceramente, tenho as minhas dúvidas!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o que acho é que em portugal o "estar desempregado" ainda carrega um rótulo negativo...facto que não condiz com a implementação da tal flexisegurança..ainda há muito trabalho a fazer pra mudar mentalidades de empregador e empregado!!

sexta-feira, junho 08, 2007 11:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho 3 palavras para estas lenga lengas: fucking bull cheat! O nosso mercado de trabalho é tremendamente flexivel em tudo menos em termos geograficos pois com a compra de casa as pessoas hipotecaram em muito a sua liberdade de mandaram o trol do patrao as couves e arriscarem algo noutro sitio. Agora mais flexibilidade? quantos de nos é que trabalham 40 horas por semana? ahahah eu sei nao se riam... qts recibos verdes? e contratos a prazo ferias e contratos a prazo novamente na mesma empresa e função? Choca me imenso ver uma geração inteira aceitar estas merdas com a maior das tranquilidades e andar atras, idolatrando muitas vezes, gente que fala sempre em mais esforço mais trabalho menos regalias,etc!! PUTA QUE PARIU a todos esses parasitas! E liberdade? tempo para a familia, amigos, para fazer o que bem nos apetece? e tempo para VIVER?!? tempo para o prazer seja de que forma for?

sábado, junho 09, 2007 5:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home