terça-feira, maio 02, 2006

Nuestros Hermanos...

Sou crítica de muitas caracteristicas "tuga": alguma falta de dinamismo, falta de empreendedorismo, o gosto pelo "novo riquismo"e ostentação oca (isto em termos gerais claro), o gosto pela fuga ao fisco, o médio empresário explorador de mão de obra barata, colaboradores ociosos e pouco interessados etc... mas numa coisa os portugueses estão muito à frente de "nuestros hermanos": na capacidade de se relacionarem com outras nacionalidades e de conseguirem comunicar em qualquer circunstância!
Deixo aqui alguns conselhos para que a vossa próxima visita a Espanha corra bem:
- Os espanhóis recusam-se a comunicar numa outra língua que não a materna! Quem quiser falar com eles que a aprenda! E não tentem falar inglês que apenas os confunde mais: se não conseguirem falar castelhano, tentem um ingles com pronuncia castelhana!Nunca pronuncia "british"! No mínimo falem "portunhol". ou seja: palavras portuguesas ditas de forma rápida e com sotaque espanhol de badajoz.
Cuidado com os barceloneses: podem fingir que apenas falam catalão: neste caso não tentem comunicar pois será impossivel!
E noutras áreas:
- Não usem os caixotes do lixo na rua: mandem tudo para o chão!Se estiverem numa discoteca ou nas proximidades mandem copos e GARRAFAS( esta parte é importante) para o chão: tipo celebração em casamento grego!
-Não peçam "pão com manteiga" ao pequeno almoço pois vão fica a olhar para vocês com cara de caso como se fossem aliens!Mais vale ficarem mesmo pelo "croissan" seco!


Besos, IrinaA

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom, embore critique muito do espirito tuga, tnh que enquadrar algumas das coisas com que os brindaste: em primeiro lugar a falta de empreendorismo é mais que compreensivel face a um mercado muito pouco concorrencial e em que os bancos nao apoiam de facto o investimento pequeno e médio, em face disso é um pco dificil ser empreendedor...relativamente ao novo riquismo e ostentação oca acho que somos uns meninos, basta ver 5 mninutos de mtv ou vh1, 50cents madonas rappers para percebermos a verdadeira dimensão do que é ser-se no brainner absoluto..relativamente a colaboradores ociosos e pouco interessados então acho que a existirem, são mais que justificáveis, quando é a imagem, os conhecimentos e cunhas o parecer bem que te elevam na vida, esquece la o esforço a dedicação e o interesse, a maior parte do pessoal começa é a querer relacionar-se com "patentes", vestir fatos armanni e aparecer no tavares rico porque isso é que os leva ao topo..

terça-feira, maio 02, 2006 2:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epá, não me façam rir...
concordo inteiramente com o anonymous (aka andrew) em relação ao novo riquismo que se pode ver nos ditos canais, muito bons, por sinal...
aqueles rappers, vide puff daddy e outros, são do melhor, de facto, no que diz respeito a "no brainice" hehe
Em relação aos outros assuntos, concordo com alguma falta de empreedorismo, mas revolta-me mais ainda o espírito de fuga ao fisco e do "salve-se quem puder com esquemas manhosos"...

terça-feira, maio 02, 2006 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu compreendo a fuga ao fisco, quando começo a pensar como o dinheiro publico é gasto, eu penso que todos nós teríamos o dever, não o direito, de fugir... frotas de carros de luxo todos os anos, reformas de deputados depois de 2 mandatos, reformas de dirigentes de cargos publicos, milhares de contos para casas de banho e demais inutilidades, milhoes e milhoes de contos para clubes de futebol, dinheiro para a familia soares, subsidios de integração na sociedade para deputados, etc,etc,etc, é o assalto à mão armada diário...

terça-feira, maio 02, 2006 2:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

novo riquismo e ostentação: estou a excluir os USA obviamente! Comparativamente aos países ditos civilizados( Europa):não vês por aí cdadaos dos países mais ricos como Noruegas e afins todos vestidinhos de marcas etc: mas ves o comum portuga com camisinha da sacoor que pagou com o cartão da cetelem!
e se sem duvida a cunha, os amiguismos existem!(mais uma machadada no portugues), tb muitos tugas passam metade do dia a trocar mails de hard porn, a beber cafés e a fumar no corredor em vez de estarem a produzir

terça-feira, maio 02, 2006 2:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se não queres descontar pro fisco então: não beneficies da iluminação publica à noite, nem dos semáforos na estrada,nem do metro,nem dos autocarros da carris, nem da possbilidade de escolheres os teus dirigentes(mesmo que maus), nem deverias ter ido para a faculdade pagar só 50ctos por ano..queres mais exemplos?sim: vamos todos deixar de pagar e viver na anarquia!

terça-feira, maio 02, 2006 2:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostei de "coisas com que OS brindaste" - deduzo que os tugas não te dizem respeito! ;))

terça-feira, maio 02, 2006 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o aumento substancial do número de reformas acima dos 4000 EUR????
pincel..
bom, mas irina, ninguém aqui está a dizer que não se deva pagar impostos, mas compreende-se bem a fuga ao fisco quando parte do dinheiro público (e temo mesmo que seja grande parte dele) é mau investido...
e tu trabalhas, trabalhas, descontas quase metade do teu ordenado, vês o IVA como um dos mais altos da europa, o IA,etc, e o que é que beneficias e vês em troca por parte do Estado??? continuamos na cauda, o salário mínimo é o mais baixo, pagamos os preços mais altos pelo usofruto de tecnologia, o sistema de saúde nacional é o que se vê: milhares e milhares de pessoas em lista de espera; a educação cada vez mais cara...
enfim, se analisares bem dá mesmo vontade de não entregar um tostão do nosso dinheiro aos Governos do nosso país.

terça-feira, maio 02, 2006 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

passam o tempo em conversas paralelas exactamente pq isso é mais proveitoso em termos de carreira do que a produção!! ( isto esta comprovada, um bom relacionamento com patentes vale mais do que o cerebro do einstein!), relativamente ao teu comment fico feliz de saber que nao te importas de fazer os descontos que fazes para teres essas coisas que enunciaste, quando se nao fossemos governados por ladroes poderias descontar o mesmo/2 e teres exactamente o mesmo..relativamente a possibilidade de escolher os meus dirigentes caguei nisso, entrego de bandeja o meu direito de voto por ter acesso a uma serie de coisas bem mais importantes na via, tb qual é a diferença de teres ps ou psd? ou dou esse direito de voto, e não me venhas com o 25 de abril e a democracia pq toda a gente sabe que só houve 25 de Abril para acabar com a guerra..

terça-feira, maio 02, 2006 3:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas alguem falou em 25 de Abril?? PLEASE! uma coisa é teres possibilidade de teres alguem a governar o país, da ideia do descontar em prol do bem publico!e é isso a k m referi! obviamente k desde há mtos anos nao existem dirigentes de bom nivel que consigam levar "este barco a bom porto" mas essa é outra discussao!
e se tens capacidades e ideias melhores ao país entao que t chegues á frente e dá o teu contributo!

terça-feira, maio 02, 2006 3:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o andrew a governar este país?????
noooooooooooooooo...
era só casas de alterne a proliferar por aí.

terça-feira, maio 02, 2006 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"e se tens capacidades e ideias melhores ao país entao que t chegues á frente e dá o teu contributo! ", eu dou o meu contributo every freaking day, essa é umas das razões pelas quais jamais chegarei a um cargo de destaque.

terça-feira, maio 02, 2006 3:12:00 da tarde  
Blogger TA said...

Quem foge ao fisco depois não pode ser atendido em hospital público, filhos em escolas públicas, não pode ter reforma (faça PPR) não pode estar de baixa (faça seguro)... e n pode exigir a modernização dos transportes, o término da burocracia, etc... só quem paga pode exigir!

terça-feira, maio 02, 2006 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

claro!mas os k se keixam sao tb os k dizem k se estao a lixar pra tudo mas continuam na mama do estado!

terça-feira, maio 02, 2006 3:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem eu desconto e não terei reforma tb, se tiver um problema de sau de serio tb nao serei atendido num hospital em tempo util, nao pode exigir modernização de transportes ou termino da burocracia bem eu dispenso essa exigencia se me derem a parte do que desconto relativamente *a componente " exigencias"... tb vendo o meu direito de voto se for possivel..

terça-feira, maio 02, 2006 3:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OK: entao deixa de andar tb de transportes publicos, nao olhes pros semaforos enkuanto conduzes, nao beneficies dos candeeiros á noite,trata tu os teus proprios esgotos e arranja um proprio um sistema pra fazer chegar agua limpa a tua casa! etc!

terça-feira, maio 02, 2006 3:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não é nada claro, isso é tudo muito bonito se o exemplo viesse de cima...
e eu prefiro não descontar, porque mesmo descontando, tenho que ter seguro de saúde e ir a médicos privados, tenho que aprender inglês num qq instituto pagando do meu bolso, tenho que pagar um advogado se quiser ver os meus interesses defendidos condignamente, entre outras tantas coisas mais...
agora digam-me, se desconto tanto como qq um português e bem mais que qq outro cidadão europeu, porque é que tenho que desembolsar para usufruir de serviços "públicos"???
Parece que ando a pagar a dobrar, fará sentido isto??
e se sou a que pago mais comparativamente aos meus amigos europeus, porque é que tenho piores condições de vida???
por isso digo, enquanto as coisas não se endireirarem, eu fujo sempre e quando puder, porque ou pagam todos ou não paga nenhum.

terça-feira, maio 02, 2006 3:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ok Irina, agora garanto-te que te mandam po caralhão a proxima vez que te queixares do nosso estado. os nossos governantes afinal são bons; afinal somos bem governados, afinal era feliz e não sabia. ou não.

terça-feira, maio 02, 2006 3:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

yah, podes crer...
quando ela falard e salários miseráveis, de desemprego e o camandro vamos entender que está a gozar...
afinal és msm uma brincalhona, iras :))))

terça-feira, maio 02, 2006 3:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas é obvio k somos mal governados! ja o disse num post acima!e é a falta de governação eficz k produz estas ineficiencias e desperdicios! mas apesar disso TODOS temos de descontar pois nao é so o ingles k temos em falta: e a agua?e os esgotos? e a iluminação publica?e a construção publica?as estradas onde andamos?etc? nao conta? alguem tem de as pagar! o problema é k poucos descontam(pois os outros fogem) e kem gere o pco dinheiro que há tb o gere mal! logo axo k a solução nao é todos deixarmos de pagar! mas sim levar os k nao pagam a faze-lo e geri-lo melhor!

terça-feira, maio 02, 2006 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que defendes é a musica dos governantes...mas no meio nao esta a virtude, esta o continuismo, o status quo, o menos mal; e assim não se criam rupturas nada realmente muda.

terça-feira, maio 02, 2006 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só te digo uma coisa, iras: isso nunca vai acontecer.
de quantos mais exemplos precisas?? já vamos no 16º?? penso eu...

terça-feira, maio 02, 2006 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

entao e voces veem-me dizer k os salarios miseraveis sao culpa do governo ???PLEASE! so se voces fossem funcionarios publicos! o k m parece é k mtos emrpesarios ficam c os lucros pra eles e pagam salarios miseraveis por causa disso! mas OK!no problem!

terça-feira, maio 02, 2006 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se os governantes nao tivessem meia duzia de empresarios que sao sempre favorecidos e promovessem realmente politicas anti monopolios e a favor da concorrencia os trabalhadores tornavam-se mais necessaios e escassos pelo que melhor remunerados..

terça-feira, maio 02, 2006 3:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os salários são miseráveis porque o estado não cria, na economia, condições de emprego...
e se há desemprego, o patronato tem a faca e o queijo na mão e explora o quanto puder, infelizmente...
que cabrões, pah :)))

terça-feira, maio 02, 2006 3:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas entao voces kerem por um lado cagar no estado, por outro um estado dominador da esfera privada?mas o k é k o estado tem a ver c o teu salário martona?mas k condições de emprego é k o estado tem de criar diferentes destas?ajudem.me! é k segundo ouvi sei k ha tentativas de promover o IDE por exemplo mas nao sei se é disso k estaoa a falar! ah: será k é isenção de IRC?UAU! deixem estar: o belmiro encaixa mais uns trocos e eu pago o IRS em dobro!no problema!

terça-feira, maio 02, 2006 3:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tou farto desta conversa. tchau.

terça-feira, maio 02, 2006 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não, o que eu quero é que o Estado intervenha na economia e a impulsione positivamente, de modo a que os restantes agentes económicos o façam tb. Para mim esse é o verdadeiro papel do Estado: regular, controlar, dar o empurrão, ditar as leis e deixar o resto funcionar de acordo com essas mesmas leis. De resto podia até ser banido. Transmitir confiança aos agentes económicos, regular a econmia, os monopólios existentes, limitando-os, fazendo com que haja concorrência para o mercado funcionar com igualdade e para que todos beneficiem..., e não só uma parte, como se vê.
é é aí que o meu salário e o teu, indirectamente, são influenciados...
e posso dar bastantes exemplos, vamos a ver: se a oferta de determinados cursos não fosse tão grande,e o estado controlasse os novos cursos que são criados sabe-se lá porquê, "deitando" para o mercado não sei quantos macacos com cursos que não servem para nada, talvez os salários fossem mais altos. Se houvesse equilíbrio entre oferta e procura a coisa até podia funcionar bem, mas como não há e quem mama são sempre os mais fortes, os lobbies, (sejam eles quais forem) que limitam a acção do Estado, impedindo-o de executar o seu verdadeiro papel, estamos assim..., no marasmo... hehe

terça-feira, maio 02, 2006 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois.. mas aí a kestão nao se centra no "estado" mas mais no "portugues" e foi ai k se centrava o meu post inicial: o tuga por norma gosta de compadrios,nao se importa c ineficiencia, nem sempre a capacidade vence mas mais o amiguismo etc! e isto acontece tto no estado como no privado: é o tuga

terça-feira, maio 02, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixem isso agora, já estão todos perdidos nos próprio argumentos e nos dos outros.

vão para casa fazer amor, melhores dias virão certamente.

quinta-feira, maio 04, 2006 5:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tens toda a razão lu!mas sem ti não é a mesma coisa! snif snif!

quinta-feira, maio 04, 2006 10:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim, é melhor msm sugarem o pau do anonymous :)))

quinta-feira, maio 04, 2006 10:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ainda nos engasgamos! é perigoso pá! abandonemos essa ideia!

quinta-feira, maio 04, 2006 10:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ainda nos engasgamos! é perigoso pá! abandonemos essa ideia!

quinta-feira, maio 04, 2006 10:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não tenho palavras para exprimir o que senti nos últimos 10 minutos que passei a ler esta diarreia literária...ñ estarão vocês tb a contribuir para o marasmo e falta de produtividade?!?! Vão trabalhar malandros...hihihi

sexta-feira, maio 05, 2006 8:26:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home